O Multiterapias tem como objetivo principal oferecer atendimento aos pacientes com diagnóstico de transtornos globais do desenvolvimento, principalmente crianças com diagnóstico de transtorno do espectro autista – TEA, que necessitem de terapias e acompanhamento multiprofissional especializado, contemplando os diversos métodos ou técnicas existentes e reconhecidos para o adequado tratamento.
Estruturamos um serviço de excelência, ofereceremos às famílias uma equipe humanizada com métodos reconhecidos para buscar o melhor do potencial do paciente, visando sua qualidade de vida, funcionalidade, autonomia e participação em sociedade.
Proporcionamos um ambiente acolhedor, rico em sensações e descobertas que contribuirão para relações afetivas e funcionais durante todo o processo terapêutico. Afinal, cuidar de uma criança especial envolve o cuidado multifocal e ampliado a toda família, de modo a encantá-los com o atendimento especializado oferecido pelo plano de saúde contratado, fazendo do recurso próprio uma referência de qualidade assistencial e excelência no atendimento humanizado e acolhedor.
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) desempenha um papel vital na jornada de desenvolvimento de autistas. ABA é uma ciência da aprendizagem que oferece uma base sólida para promover progressos significativos.
Por meio da ABA, estratégias de ensino embasadas em evidências são empregadas para fortalecer comportamentos positivos e atenuar aqueles que possam ser prejudiciais ao processo de aprendizado. Essa abordagem se concentra em aprimorar habilidades cruciais, como comunicação e interação social, que são fundamentais para o bem-estar e o desenvolvimento saudável da criança.
A ABA se destaca como uma intervenção altamente eficaz, contribuindo para o crescimento da criança em áreas variadas, desde habilidades básicas até complexas, como observar, ouvir, imitar, dialogar e interagir com os outros.
A atuação da Psicologia no Transtorno do Espectro Autista (TEA) direciona a gestão das questões sociais, emocionais e comportamentais do indivíduo, promovendo o fortalecimento tanto das conexões interpessoais quanto intrapessoais.
Isso resulta na facilitação das competências necessárias para interações efetivas com o ambiente e com os outros, enquanto oferece apoio na identificação e compreensão das emoções, contribuindo para o desenvolvimento da autorregulação emocional.
O profissional de psicologia, nesse contexto, atua como incentivador e guia, auxiliando no aperfeiçoamento das habilidades comportamentais cruciais para expandir o leque de capacidades da criança.
Os fonoaudiólogos, com sua expertise voltada para a linguagem e distúrbios da fala, desempenham um papel fundamental na jornada de inclusão e reabilitação das pessoas no espectro autista.
Por meio de avaliações minuciosas, esses especialistas direcionam seus esforços para fortalecer as habilidades de comunicação e interação social de cada indivíduo.
Essa abordagem personalizada permite identificar as dificuldades específicas de cada caso, as quais são trabalhadas de maneira dedicada ao longo do processo terapêutico.
O comprometimento dos fonoaudiólogos se reflete no desenvolvimento de competências cruciais para a expressão e o engajamento bem-sucedidos.
No âmbito do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fisioterapia desempenha um papel de destaque ao buscar promover e aprimorar o desenvolvimento motor das crianças por meio de atividades embasadas em evidências sólidas.
Além de focar na conquista dos marcos motores essenciais, o fisioterapeuta também desempenha um papel crucial ao ajustar o planejamento motor, contribuindo para uma maior precisão nos movimentos e aperfeiçoamento da coordenação.
Com uma abordagem que vai além da esfera física, o profissional de fisioterapia atua como um agente catalisador na promoção de independência e funcionalidade nas Atividades da Vida Diária (AVDs), capacitando essas crianças a enfrentar os desafios cotidianos com maior confiança e autonomia.
O psicopedagogo desempenha um papel fundamental, intervindo para promover o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Sua atuação abrange a coordenação motora, aprimorando a atenção, concentração e abordando questões ligadas ao processo de aprendizagem do indivíduo.
Em colaboração com uma equipe interdisciplinar, o profissional não só enfatiza a interação social, mas também orienta a criança e o adolescente a desenvolverem-se positivamente não apenas no ambiente escolar, mas também em outros contextos.
A psicopedagogia, assim, desempenha um papel crucial na promoção da saúde do processamento de aprendizagem, contribuindo para o bem-estar do desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Brincar promove aprendizado ágil, impulsionado pela motivação da criança em participar. Além de aprimorar aspectos físicos, emocionais, afetivos, mentais e sociais. As Intervenções lúdicas fomentam as interações sociais, contribui com desenvolvimento da linguagem e aumenta os repertórios comportamentais. É crucial estimular a aprendizagem natural e eficaz através do brincar
A pessoa com autismo tem algumas demandas especificas e individuais que precisa de um olhar holístico e humanizado, é importante encontrar as melhores opções de tratamento de forma singular.
A intervenção terapêutica depende do nível de suporte do indivíduo, o que vai influenciar na quantidade das sessões e duração do tratamento. Lembrando também que o autismo é um transtorno e não uma doença.
Após o diagnóstico do autismo, deve passar por intervenção em abordagens comportamentais, como a Análise de Comportamento Aplicada, conhecida também pela sigla ABA. Mas para um resultado positivo é preciso que todos os envolvidos (familiares, cuidadores e especialistas) participem deste processo.
A coordenação motora abrange a habilidade de sincronizar os movimentos unindo cérebro, articulações e músculos. Indivíduos no espectro autista podem apresentar variações na coordenação motora, refletidas na marcha desajeitada e descoordenada bem como dificuldades na manipulação de objetos e escrita
Para aprimorar as habilidades motoras grossas, os pais e cuidadores podem promover práticas tais como: pular corda, amarelinha, jogar bola, dançar, além de explorar triciclos e bicicletas.
Incluindo atividades lúdicas para incentivar o desenvolvimento de habilidades motoras finas, por meio de pinturas com tinta guache e massinhas de modelar.
A comunicação através da fala pode ser um grande obstáculo para os indivíduos com TEA, se faz necessário aplicar estratégias individualizadas, pois o estimulo utilizado para uma criança ou adolescente podem não surtir o mesmo efeito para o outro.
Desenvolver formas comunicativas através da interação são ferramentas de aprendizados valiosos, e o mesmo se aplica à linguagem e fala.
Investir em brincadeiras interativas é altamente benéfico para promover a linguagem de seu filho (a), atividades como: cantar, aplaudir, brincar, contação de histórias...cria um ambiente afetivo e favorece a iniciativa da expressão comunicativa.
A rotina desempenha um papel fundamental no dia a dia das pessoas, oferecendo estrutura, previsibilidade e segurança, auxiliando na redução dos efeitos colaterais da ansiedade e do estresse da vida moderna.
É importante observar que cada indivíduo responde de maneira diferente no cumprimento de suas demandas, necessitando de uma rotina adaptada à sua realidade.
Consultar profissionais especializados pode fornecer orientações personalizadas para a criação de uma rotina adequada, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades sociais, facilitação da comunicação, apoio ao desenvolvimento cognitivo, foco, aprendizado, independência, autonomia e adaptação a mudanças.
É um hábito que estimula o desenvolvimento cognitivo e social da criança, viabilizando ao ouvinte a identificação e a expressão de diversas emoções como raiva, medo, alegria e tristeza.
Dessa maneira, aprimora-se a habilidade comunicativa, a percepção do mundo e a construção da própria identidade. Através da associação entre a narrativa e suas próprias vivências, é incentivado a leitura, curiosidade, imaginação e criatividade.
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