Unimed Porto Velho promove mais uma edição do Café com Jurídico
7 de agosto de 2019

A gestão responsável de dados médicos e sigilosos dos pacientes pautaram mais uma série de encontros do “Café com Jurídico”, promovido pela Assessoria Jurídica da Unimed Porto Velho junto aos seus profissionais colaboradores.
Nos dias 24 e 25 de julho, no Hospital da Unimed, os advogados da assessoria jurídica da Cooperativa, Iara Carolina Morsch Passos e Edson Bernardo Andrade Reis Neto, comandaram o bate-papo, onde foram esclarecidas dúvidas e compartilhadas experiências.
Inicialmente Iara Carolina fez uma viagem no tempo, da transição do modelo hospital de efeitos nocivos, no qual reinava a desordem, para o modelo hospital+medicina, a exemplo dos hospitais militares e marítimos, cuja maior e melhor tecnologia utilizada passou a ser a disciplina.
“O novo modelo de hospital com controle de multiplicidades, majoração dos efeitos úteis das atividades e vigilância perpétua e constante dos indivíduos fez surgir os documentos médicos, a partir das anotações sobre a vigilância do paciente, da doença e do espaço em que se encontrava”, explica a assessora jurídica.
De acordo com o novo Código de Ética Médica em seu art.87, parágrafo 2º, o prontuário deve estar sob a guarda do médico ou da instituição que assiste o paciente. Assim, a equipe multidisciplinar envolvida com os cuidados com o paciente terá acesso ao prontuário, mas deverá mantê-lo em estrito sigilo, até mesmo de funcionários que não estejam ligados ao atendimento direto do paciente.
A palestra de Edson Bernardo foi mais técnica e específica, falou sobre sigilo, confidencialidade e as implicações éticas e jurídicas. Ele destacou o Termo de Confidencialidade já assinado por todos os colaboradores no último Café com Jurídico e esclarecidas todas as implicações decorrentes do descumprimento do dever de sigilo pelos funcionários.
“Foi imensamente prazeroso o contato direto com os funcionários do hospital, capacitar a equipe multidisciplinar, ouvi-los em suas dúvidas, e corresponder ao ideal de segurança negocial almejado pela Diretoria da Unimed Porto Velho é para mim um momento de plenitude”, afirmou Iara Carolina.