Unimed Porto Velho participa do segundo módulo do Programa de Compliance no Cooperativismo
28 de julho de 2025
Nos dias 25 e 26 de julho, a Unimed Porto Velho participou do segundo módulo do Programa de Compliance e Integridade no Cooperativismo, promovido pela PUCPR, em parceria com a OCB e o SESCOOP/RO.
A capacitação foi conduzida pelo professor Eduardo Oliveira Agustinho, especialista em Direito Empresarial, e teve como foco a ampliação da cultura de integridade nas cooperativas por meio da estruturação de programas de compliance eficazes, capazes de prevenir riscos, garantir a transparência e proteger a reputação institucional.
Durante o módulo, os participantes discutiram os pilares de um programa robusto, como avaliação de riscos, políticas e procedimentos, gestão de terceiros, treinamentos, canal de denúncias, investigações e controles internos. Também foram apresentados modelos como a ISO 37301, que trata da gestão de compliance, e a ISO 31000, voltada à gestão de riscos.
A importância do papel da alta administração, a cultura de integridade e a responsabilidade objetiva prevista na Lei Anticorrupção foram destacados como fatores essenciais para que o compliance vá além da teoria e se torne uma prática viva nas cooperativas.
Para o presidente da Unimed Porto Velho, Saleh Razzak, o conteúdo reforça o compromisso da cooperativa com uma gestão ética, transparente e alinhada às melhores práticas do cooperativismo, valorizando o preparo dos gestores para conduzirem processos cada vez mais íntegros e responsáveis.
