Unimed Porto Velho lança a campanha “Por um ano todo rosa. 12 meses de prevenção ao câncer de mama”
5 de outubro de 2022
Outubro é o mês de conscientização para prevenção do câncer de mama. Com o intuito de levar informações às beneficiárias e à sociedade, a Unimed Porto Velho lançou na manhã do dia 1º de outubro, a campanha “Por um ano todo rosa. 12 meses de Prevenção ao Câncer de Mama”, no auditório do Cremero.
O evento iniciou-se com a palavra da médica ginecologista e obstetra, coordenadora da Atenção e Promoção à Saúde – APS, Sylvie Amado, que expressou a importância da prevenção do câncer de mama. Dando início às palestras, com o tema “Epidemiologia do Câncer de Mama na região norte”, o médico oncologista, Elias Cosmo de Araújo Júnior, alertou sobre o alto índice de mulheres que nunca realizaram o exame de mamografia na região norte.
Em seguida, foi ministrada pelo médico mastologista, Danilo Takemura, a palestra sobre o “Autoexame na prática: como identificar alterações na mama”, que informou que o histórico familiar e o excesso de peso fazem parte dos grupos de riscos para o câncer de mama.
Dando sequência ao evento, a médica ginecologista e obstetra, Maria da Conceição Ribeiro Simões, explicou alguns dos “Mitos e verdades sobre o câncer de mama”, esclarecendo que o câncer de mama também pode afetar os homens, embora as mulheres sejam as mais propensas a desenvolverem o tumor, por possuírem mais tecido mamário. O médico oncologista, Lucas Ferreira, finalizou o ciclo de palestras abordando “A importância da prevenção e diagnóstico precoce”, pois 60% dos diagnósticos de câncer de mama, já estão em estado avançado quando são identificados. Conforme os dados divulgados pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer, atualmente a taxa de mulheres diagnosticadas no ano de 2022, na região norte com câncer de mama está na média de 21,34%. E, no Brasil é o câncer diagnosticado com mais frequência em mulheres.
A coordenadora da APS, Sylvie Amado, avaliou a relevância do evento. “É muito importante levar à sociedade a consciência de que o diagnóstico precoce salva vidas” e pontuou que “trabalhar a prevenção é promover saúde e qualidade de vida e isso faz parte do papel social da Unimed Porto Velho”.