logo

Realizado 1º Chá da tarde para pacientes com estomias de eliminação no Hospital Unimed

19 de novembro de 2022

No dia 16 de novembro comemorou-se o Dia Nacional dos Estomizados. A Unimed Porto Velho, em parceria com a empresa Ultra Medka, realizou nesta sexta-feira, 18, o “1º Chá da tarde para pacientes com estomias de eliminação”, no auditório do Hospital Unimed.

A estomia é um procedimento cirúrgico que constrói um novo trajeto para saída de fezes e urina, onde é necessária a utilização de equipamento coletor, devido o controle intestinal portar-se de forma involuntária.

O evento iniciou-se com a palavra do médico Cirurgião Geral e Bariátrico, Ibrahim Massuqueto, que falou sobre a importância da divulgação de informações sobre o tema. Ibrahim ainda ressaltou que o apoio dos familiares e amigos é essencial para que os pacientes estomizados se sintam seguros no período de adaptação ao uso das bolsas.

Em seguida, a Consultora Educacional da Ultra Medka, Carla Mendes de Oliveira, trouxe orientações sobre os cuidados que esses pacientes devem ter com o estoma para evitar problemas na pele, como ferimentos. Na ocasião foi aberta uma roda de conversa, onde alguns pacientes puderam falar sobre suas experiências com a estomia.

O encontro seguiu com um delicioso chá da tarde, onde os convidados puderam interagir e aprender sobre a importância da alimentação balanceada, com a Nutricionista, Edilene Marcia Ferreira de Souza. “Ter a estomia requer algumas adaptações na alimentação, pois manter uma dieta equilibrada garantirá uma melhor qualidade de vida ao paciente”, afirmou Edilene.

Aplicativo Unimed Porto Velho

Redes Sociais

(69) 3217-2000

Av. Carlos Gomes, n° 1259 Bairro: Centro, Porto Velho - RO
CEP: 76801-109

Copyright 2001 - 2022 Unimed do Brasil - Todos os direitos reservados.

Politica de Privacidade