logo

A Unimed Porto Velho estabelece critérios para a retomada gradual, segura e programada das cirurgias eletivas

17 de junho de 2021

Sensível à necessidade dos nossos beneficiários que aguardam para realizar procedimentos cirúrgicos eletivos, mesmo ainda sob vigência do decreto que não permitia tal ação, a Unimed criou um Comitê de Cirurgias Eletivas, formado por cinco médicos, representantes das especialidades que mais operam. Com o objetivo de definir estratégias quanto ao retorno seguro das cirurgias eletivas tão logo ocorresse a publicação do novo decreto (o que aconteceu hoje, 17/06) autorizando a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos.

Esse Comitê é um órgão colegiado, de caráter consultivo, com a finalidade de estabelecer critérios seguros, eficazes e razoáveis para que as cirurgias eletivas possam ter sua retomada da melhor forma possível, garantindo o atendimento dos pacientes com segurança e sem comprometer a capacidade de atendimento e internação instalada nos Hospitais da rede Unimed.

O Decreto n.º 26.134, de 17 de junho de 2021, estabelece em seu art. 9º que fica autorizado o retorno gradual, seguro e programado das cirurgias e consultas eletivas no estado de Rondônia, obedecendo aos critérios estabelecidos pelos órgãos sanitários. Destacando ainda, no inciso I que “aos hospitais privados fica liberada a realização de cirurgias eletivas sob a responsabilidade e supervisão do Diretor Técnico das respectivas unidades hospitalares, os quais devem considerar a taxa de ocupação da UTI, estoque de medicamentos do ‘kit intubação’, observado ainda parâmetros epidemiológicos” específicos.

Assim, providenciaremos a liberação das cirurgias eletivas de forma gradual, de modo a garantir o atendimento a essa demanda represada, sendo a sequência de agendamento e realização dos procedimentos uma decisão conjunta do médico assistente com o Diretor da unidade hospitalar onde a cirurgia será realizada, considerando os protocolos e critérios de segurança definidos pelo Comitê de especialistas representando os médicos da Unimed.

Por fim, considerando que o decreto autorizador da retomada das cirurgias eletivas veio juntamente com a flexibilização das medidas de circulação de pessoas o que, somada à baixa taxa de imunização registrada até o momento, poderá ter reflexos aumento no número de casos e, consequentemente, elevar as taxas de internação de pacientes Covid. Deixando evidente o caráter temporário de tal liberação e a possibilidade de nova suspensão nos atendimentos eletivos, caso aumente os indicadores de ocupação de leitos.

Consulte abaixo a íntegra da carta encaminhada a todos os médicos cooperados da Unimed Porto Velho no dia 15 de junho, sobre o tema.

Aplicativo Unimed Porto Velho

Redes Sociais

Av. Carlos Gomes, n° 1259
Bairro: Centro, Porto Velho - RO
CEP: 76801-109

Copyright 2001 - 2024 Unimed do Brasil - Todos os direitos reservados.

Politica de Privacidade
Termos de uso do Site da Unimed Porto Velho