Unimed Porto Velho participa do 1º módulo do Programa de Compliance no Cooperativismo
30 de junho de 2025
A Unimed Porto Velho participou nos dias 27 e 28 de junho do primeiro módulo do Programa de Compliance e Integridade, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em parceria com a OCB e o SESCOOP/RO. A formação é voltada ao fortalecimento da governança cooperativa por meio de estratégias e ferramentas baseadas nas melhores práticas de integridade, controle e gestão responsável.
Neste primeiro encontro, os participantes foram conduzidos pelo professor Eduardo Damião a refletirem sobre os fundamentos da Governança Corporativa e Cooperativa, com ênfase nos princípios da Teoria da Agência, modelo que ajuda a compreender as relações entre os cooperados (principais) e a gestão executiva (agentes).
Entre os temas debatidos, destacaram-se os custos de agência, que envolvem os esforços necessários para alinhar os interesses dos gestores com os objetivos dos cooperados e a atuação dos conselhos de administração como mecanismos fundamentais de controle e supervisão da gestão, prevenindo falhas, desvios e oportunismo gerencial.
Para Saleh Razzak, presidente da Unimed Porto Velho, o módulo reforçou o compromisso da cooperativa com a educação continuada e o aprimoramento da gestão: “O conhecimento é fundamental para o pleno exercício das boas práticas de governança corporativa, materializando os princípios do Cooperativismo de educação, formação e informação”, destacou.
Ao investir na formação de seus gestores, a Unimed Porto Velho fortalece seus pilares de governança, alinhando-se aos princípios do movimento SomosCoop e garantindo mais segurança, ética e sustentabilidade nos processos decisórios que impactam diretamente cooperados, colaboradores e beneficiários.